Otoplastia – cirurgia de orelha de abano

O que é?

As orelhas proeminentes ou de abano, podem causar constrangimento aos pacientes, principalmente às crianças, que podem ser vítimas de bullying e brincadeiras maliciosas.
A otoplastia é indicada para tornar as orelhas mais harmônicas e para corrigir eventuais deformidades. O procedimento só pode ser realizado em pacientes com idade a partir dos 6 anos.
O cirurgião utiliza uma série de técnicas para estabelecer a anatomia ideal das orelhas. A cirurgia irá corrigir a deformidade que o paciente apresenta: se a concha for muito grande, resseca-se parte desta ou se faltam as dobras da orelha, estas são produzidas utilizando-se de pontos. A cicatriz se localiza na parte posterior da orelha, ficando escondida.

Informações

A otoplastia pode ser realizada com anestesia local, com duração aproximada de 1 hora e meia. Após a cirurgia, o paciente sai com um enfaixamento que pode ser retirado após 3 dias, quando são substituídos por faixa pós-cirúrgica que deverá ser utilizada por 20 dias integralmente e por 1 mês durante o sono.