Panturilhas

IMG_0676Prótese de panturrilhas

Muitos pacientes se queixam que suas pernas são desproporcionais, e ficam incomodados ao usar roupas que mostram as pernas. O tratamento das panturrilhas é realizado de acordo com a alteração apresentada pelo paciente.

A prótese, moldada para mimetizar a forma dos músculos da perna, é colocada sobre destes músculos. A cirurgia dura em torno de 1 hora e é realizada com uso de anestesia peridural. É realizada uma incisão de aproximadamente 4 cm atrás dos joelhos, a prótese é posicionada abaixo de uma fáscia do músculo, ou seja, uma capinha que reveste o músculo.

Meias elásticas: Manter durante 24 horas por dia, por 30 dias, após este período, pode ser retirada a meia por curtos períodos. Após 45 dias deve-se usar apenas para atividades físicas e para dormir, após 60 dias liberada do uso da meia.

Alimentação: Manter a alimentação habitual, moderar a quantidade de sal da alimentação e ingestão de embutidos. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia. Dê preferência para frutas, principalmente suco de laranja e outras ricas em vitamina C e verduras, que serão importantes para sua cicatrização.

Repouso: Caminhadas leves são liberadas após 20 dias, e academia após 45 dias. Mantenha repouso com pernas elevadas.

Sol após 90 dias. Piscina e praia após 60 dias.

Alterações de sensibilidade: muito comumente existe alguma alteração de sensibilidade nos primeiros meses após a cirurgia. Na grande maioria dos casos esta alteração volta ao normal dentro de 3 meses .

Cicatrizes inestéticas: prevenir é a melhor saída, siga o repouso e as orientações de seu médico, caso apresente mesmo assim cicatrizes desfavoráveis elas podem ser tratadas.

Hematoma: mais frequente quando associado a uso de medicações que aumentam o sangramento, comunique seu médico quanto ao uso de todos os remédios. São exemplos de medicações que podem aumentar o sangramento: Marevan(consulte seu cardiologista pois este medicamento somente pode ser suspenso com supervisão médica ), AAS, ginkobiloba … O sangramento tardio, está ligado a trauma loca. Durante a cirurgia os vasos sanguineos são cortados e o sangramento é estancado através do aparelho de coagulação, porém estão muito frágeis no pós-operatório recente, desta forma caso haja uma batida ou trauma na região operada os vasos podem voltar a sangrar e levar ao hematoma.

Infecção: Muito raramente podem ocorrer infecções graves por germes hospitalares, que deverão ser tratadas em tratamento específico. Mais frequentemente as infecções ocorrem pela própria flora do paciente, ou contaminação de germes da comunidade. Apesar do tratamento bem acessível, podem levar a abertura dos pontos e assim retardar a recuperação. Cuidados locais com curativos impermeabilizantes e limpeza podem evitar este tipo de problema, mas maioria dos casos as infecções são facilmente controladas com uso de medicações.

Pacientes com diabetes e arteroesclerose tem maior risco de apresentar infecção.

Abertura de pontos: Pode ocorrer por ruptura e lesão da pele por falta de repouso ou movimento abrupto / infecção, excesso de tensão, expulsão de fio de sutura, algumas comorbidades podem aumentar a chance de ocorrer como imunodeficiências, diabetes, arteroesclerose.