Ginecomastia

O aumento da glândula mamária em homens é uma condição muito comum, atingindo de 40 a 50% da população masculina em diferentes graus, podendo afetar uma ou ambas as mamas. Podem causar constrangimento e dor.

As causas podem estar associadas a uso de anabolizantes, esteroides, medicações com estrogênios, abuso do álcool, maconha, e raras exceções como câncer, disfunção hepática, obesidade. Mas na maioria dos casos não apresenta causa bem definida.

A cirurgia depende do grau do aumento da glândula, gordura e flacidez. A lipoaspiração pode ser indicada em casos de ginecomastia de pequeno grau com a vantagem de apresentar pequenas incisões de cerca de 1 cm. Para graus mais elevados, pode haver necessidade de efetuar um corte ao redor da aréola, para retirada da glândula ou retirar o excesso de pele presente. A cirurgia dura em torno de 1 a 2 horas e o tempo de recuperação varia de 15 a 40 dias dependendo do procedimento realizado.
gine (2)

Cinta: Manter durante 24 horas por dia, por 20 dias, após este período, pode retirar a cinta por curtos períodos.

Posição para dormir: Dormir durante 30 dias de barriga para cima, sendo que nos 10 primeiros dias com a cabeceira elevada, podem ser utilizada almofadas para elevar o dorso.

Após 30 dias liberada para dormir de lado e 60 dias de bruços.

Alimentação: Manter a alimentação habitual, moderar a quantidade de sal da alimentação e ingestão de embutidos. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia. Dê preferência para frutas, principalmente suco de laranja e outras ricas em vitamina C e verduras, que serão importantes para sua cicatrização. Evitar comidas apimentadas e frituras.

Repouso: Manter braços ao longo do corpo sem elevar por 15 dias, após este período pode-se elevar os cotovelos até a altura dos ombros. Após 30 dias são liberados movimentos amplos. Exercícios com pernas são liberados após 20 dias. Carregar peso, elevar objetos ,musculação, natação e exercícios de contato após 60 dias. Dirigir liberada com 15 dias.

Sol após 90 dias.Piscina e praia após 60 dias.

No início as mamas estarão muito inchadas e com o formato “quadrado“ ou achatadas . As mamas irão mudar de aspecto ao longo dos meses até atingir o resultado final após 3 a 6 meses. Já as cicatrizes atingem o resultado com um ano.

Perda de sensibilidade: Muito comumente existe alguma alteração de sensibilidade nos primeiros meses após a cirurgia, ou seja, a aréola pode apresentar mais ou menos sensível, formigamentos ou ainda coceira. Na grande maioria dos casos esta alteração volta ao normal dentro de 3 meses.

Cicatrizes inestéticas: Prevenir é a melhor saída, siga o repouso e as orientações de seu médico, caso apresente mesmo assim cicatrizes desfavoráveis elas podem ser tratadas.

Hematoma: Mais frequente quando associado ao uso de medicações que aumentam o sangramento, comunique seu médico quanto ao uso de todos os remédios. São exemplos de medicações que podem aumentar o sangramento: Marevan(consulte seu cardiologista pois este medicamente somente pode ser suspenso com supervisão médica), AAS , ginkobiloba … O sangramento tardio, esta ligado a trauma local. Durante a cirurgia os vasos sanguineos são cortados e o sangramento é estancado através do aparelho de coagulação, porém estão muito frágeis no pós-operatório recente, desta forma caso haja uma batida ou trauma na região operada os vasos podem voltar a sangrar e levar ao hematoma.

Infecção: Muito raramente podem ocorrer infecções graves por germes hospitalares, que deverão ser tratadas em tratamento específico. Mais frequentemente as infecções ocorrem pela própria flora do paciente, ou contaminação de germes da comunidade. Apesar do tratamento bem acessível, podem levar a abertura dos pontos e assim retardar a recuperação. Esta cirurgia especificamente merece uma atenção especial em relação aos cuidados com a cicatriz, pois a localização das incisões é desfavorável. Cuidados locais com curativos impermeabilizantes e limpeza, podem evitar este tipo de problema. Na maioria dos casos as infecções são facilmente controladas com uso de medicações. Pacientes com diabetes e arteroesclerose tem maior risco de apresentar infecção.

Abertura de pontos: Pode ocorrer por ruptura e lesão da pele por falta de repouso ou movimento abrupto / infecção, excesso de tensão e expulsão de fio de sutura, algumas comorbidades podem aumentar a chance de ocorrer como imunodeficiências, diabetes, aterosclerose.

Necrose: Ocorre quando o sangue não chega ao tecido operado.

Seroma: Formação de líquidos no subcutâneo da área operada, ocorre mais frequentemente nos pacientes que não obedecem repouso regularmente, pois a movimentação prejudica a cicatrização dos vasos linfáticos. Outros fatores que levam ao seroma são obesidade e infecção.

2 Responses

1. Meu filho fez a cirurgia de ginomastia, mas agora ficou um buraco. Tem alguma solução para esse caso. Ele está fazendo academia, mas não está resolvendo. Você pode me ajudar, ele tem 13 anos? Obrigada
    • Luciana Takaki
      NEste caso é necessario realizar uma conslta médica para avaliação do caso