Lipoaspiração e lipoescultura

O que é?

A lipoaspiração é realizada para se retirar excesso de gordura de alguma ou algumas áreas do corpo, com o objetivo de aprimorar o contorno corporal.
Neste procedimento retira-se o excesso de gordura entre a pele e o tecido muscular. As áreas mais comuns operadas são: abdômen, dorso, flancos, culotes, face interna das coxas e braços.

O procedimento é seguro?

Muito se fala sobre lipoaspiração e seus riscos, todo mundo conhece alguma história. Desta forma a pergunta é: como fazer uma lipo com maior segurança? Esta deve ser a principal preocupação: a segurança.
Portanto, o procedimento deve ser feito em hospital com infraestrutura adequada e devem ser realizados todos os exames pré-operatórios, tais como prova de coagulação, hemograma, ultrassom e outros, conforme orientações médicas. Além de que, só devem ser operados pacientes com boa indicação médica.

Galeria de Fotos

Lipoaspiração emagrece?

É importante ressaltar que lipoaspiração não emagrece, apenas retira a gordura localizada. Segundo a Sociedades Brasileira de Cirurgia Plástica, que é o único órgão autorizado pelo Conselho Federal de Medicina a habilitar o cirurgião plástico para este tipo de procedimento, o total de gordura retirado em uma lipoaspiração não deve exceder o limite de 5% a 10 % de peso corporal ideal , pois após este limite, os riscos aumentam progressivamente.
Existe muita publicidade relacionada à lipoaspiração, mini-lipo, mega-lipo, hidro-lipo e diversas outras. Porém, a essência sobre este procedimento é a mesma: modelagem do corpo, por meio da retirada de células gordurosas fazendo uso de uma cânula e vácuo. Algumas destas técnicas eventualmente ficam na moda e logo caem em desuso, a mini-lipo, por exemplo, somente pode ser aplicada para pequenas áreas, pois existe o fator limitante da quantidade de anestésico local que se pode usar durante um procedimento. Se forem mais áreas, a indicação é de uma lipoaspiração normal, pois será utilizada uma anestesia mais segura e um procedimento que realmente entregue o resultado esperado.

Informações adicionais

O tempo de duração da cirurgia depende das áreas que precisam de tratamento, podendo durar até 2 horas e a recuperação varia entre 5 e 15 dias.
Já a lipoescultura é usada quando a gordura retirada é tratada e enxertada nas áreas onde se deseja que haja um aumento de volume, como glúteos, lábios, canelas e depressões secundárias a traumas. Parte da gordura é reabsorvida pelo corpo, portanto deve ser enxertada uma quantidade maior do que a necessária, compensando assim a parte da gordura que será reabsorvida.