Segurança em cirurgia plástica

Segurança em cirurgia plástica

O principal objetivo ao planejar uma cirurgia plástica é reduzir os riscos com medidas de segurança. As cirurgias plásticas são procedimentos cirúrgicos como qualquer outro e desta forma, é impossível dizer que não existem riscos. 

Para minimizar a chance de acontecer problemas é necessário tomar algumas medidas fundamentais de segurança e proteção. E principalmente, saber quais os possíveis resultados, se eles irão atender ou não as expectativas da cirurgia, conheça o procedimento que irá realizar. 

– Avaliação pré-operatória:

Consulta médica: esta avaliação consiste em procurar e investigar problemas de saúde anteriores ou atuais que possam levar a complicações, detectando tais antecedentes podemos tratar este problema antes da cirurgia ou contraindicar o procedimento. Por exemplo, se durante a consulta for detectado uma alteração cardiológica, o paciente será encaminhado ao cardiologista que poderá realizar outros exames e após sua avaliação, poderá indicar algum tratamento ou contraindicar a cirurgia. 

Exames de pré-operatório servem para procurar e identificar alguma possível contraindicação que não tenha sido percebida através de sintomas. 

Sentir confiança e segurança no médico que irá realizar o procedimento é fundamental para o paciente.

Consultar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Conselho Federal de Medicina e conversar com pessoas assistidas pelo médico pode ser uma forma de alcançar a confiança necessária para saber que se está em boas mãos.

É de extrema importância marcar o pós-operatório, visto que o repouso é a parte fundamental para evitar complicações como infecção, abertura de pontos e falta de cicatrização. 

Outro conselho aos pacientes que irão passar por cirurgias como abdominoplastia ou dermolipectomia de coxas é de preparar suas casas, fazendo as adaptações necessárias, já que não conseguirá subir e descer escadas.  

Se o paciente for fumante, o indicado é de que pare assim que decidir passar pela cirurgia, o cigarro é prejudicial a função respiratória, o que pode levar a complicações durante a anestesia e compromete a vascularização, ou seja, diminui a quantidade de sangue com nutrientes e células de regeneração ao lugar onde deverá ocorrer a cicatrização.

Related posts